FICHA DE PROJETO

Designação do projeto | EMPREENDER 45-60: UMA ESTRATÉGIA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO SÉNIOR NA REGIÃO NORTE
Código do projeto | NORTE-02-0651-FEDER-000001
Objetivo principal | Promover o Emprego e Apoiar a Mobilidade Laboral
Região de intervenção | REGIÃO NORTE
Entidade beneficiária | Fundação AEP
Data de aprovação | 29-07-2016
Data de início | 01-01-2016
Data de conclusão | 31-12-2017
Custo total elegível | 583.637,29EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 496.091,70EUR
Apoio financeiro público nacional/regional | 0,00EUR

OBJETIVOS

  1. Identificar e analisar estratégias de emprego implementadas em países pertencentes à União Europeia, direcionadas à população desempregada e qualificada, com idade superior a 45 anos, procurando identificar os principais drivers de sucesso;
  2. Avaliar os principais constrangimentos do lado da oferta e da procura, que impedem o desenvolvimento de atitudes empreendedoras por parte deste grupo de população, na região Norte do País;
  3. Identificar as condições que favorecem o empreendedorismo sénior e propor modelos de atuação inovadores que contrariem os fatores inibidores de uma atitude empresarial pró-ativa;
  4. Promover o debate em torno da temática, pela partilha dos resultados obtidos nas fases do projeto;
  5. Desenvolver um conjunto de ações de capacitação dos principais agentes ligados ao empreendedorismo, promovendo o networking e a criação de redes de apoio que permitam minimizar os constrangimentos identificados
  6. Implementar um projeto-piloto de apoio ao empreendedorismo sénior com base num modelo de mutualismo de geração de ideias e criação de negócios, associado ainda ao empreendedorismo intergeracional e resultados esperados/atingidos;

ATIVIDADES

1 | Benchmarking Internacional
Estudo de benchmarking internacional com vista à identificação de modelos de apoio ao empreendedorismo sénior com sucesso, recolhendo boas práticas passíveis de serem adaptadas ao País e avaliando as propostas constantes do “Entrepreneurship 2020 Action Plan” no contexto nacional.

2 | Diagnóstico e Estratégia de Desenvolvimento
Avaliar o estado da arte em Portugal sobre o desemprego qualificado sénior e definir uma estratégia de desenvolvimento capaz de promover o empreendedorismo e o espírito empresarial junto deste público alvo que possa alavancar a concretização de um conjunto de iniciativas no âmbito do Portugal 2020.

3 | Ações de Sensibilização e Capacitação
a) Ciclo de seminários com objetivo de promover a sensibilização e a tomada de consciência global para a problemática do empreendedorismo sénior (empowerment & awareness), favorecendo o debate a divulgação do projeto
b) Workshops de sensibilização e capacitação das gerações mais jovens para as vantagens do empreendedorismo intergeracional, em parceria com as Universidades
c) Congresso Internacional sobre Empreendedorismo Sénior

4 | Sénior Match Business
Projeto-piloto de empreendedorismo sénior direcionado a desempregados com habilitações de nível superior com mais de 45 anos e dotados de elevada experiência profissional em diversas áreas do conhecimento, sustentado num modelo mutualista de geração de ideias e desenvolvimento de negócios inovadores. O projeto divide-se em três fases de desenvolvimento: Idea Business Pool, Business Match e Startpoint Senior Business, abrangendo atividades desde o desenvolvimento da ideia, até à procura de financiamento para a criação do negócio. Este projeto será sujeito a uma avaliação de forma a introduzir melhorias na metodologia e permitir a sua disseminação ao nível de outros territórios.

5 | Divulgação e Disseminação dos Outputs do Projeto
Tratando-se de um projeto de interesse coletivo, a divulgação e disseminação dos resultados do projeto constitui-se como uma vertente fundamental, na medida em que permite uma alargada apropriação aos diversos públicos-alvo. Sobretudo no que respeita ao projeto-piloto, atendendo ao seu potencial de demonstração, esta atividade prevê a criação de mecanismos de divulgação que potenciem a sua transferibilidade para outros territórios, elevando o  contributo na transformação da sociedade, com impacto nas economias locais.

RESULTADOS ESPERADOS

Novas empresas apoiadas – 10

Empresas que beneficiam de apoio – 10